segunda-feira, abril 02, 2007

VAMOS TIRAR PARTIDO DAS NOSSAS CAPACIDADES?




"Exciting night" - fazendo referência à abundante vida nocturna erao mote da imagem promocional que o Turismo de Lloret lançou em 1990. A fotografia de duas raparigas era acompanhada de outra frase em inglês: "Esta é a razão pela qual a noite de Lloret é excitante". Esta imagem dirigida ao estrangeiro teve como resultado que cada vez mais os turistas que demandavam Lloret fossem gente jovem com vontade de passar "um bom bocado".



Outro slogan, "La ciudad que nunca duerme" (a cidade que nunca dorme, uma tradução do slogan mais famoso de Nova Iorque) surgiu há um par de anos, por intermédio de uma agência de viagens alemã que promovia Lloret como destino na net. Com tarifas muito reduzidas, a agência oferecia aos seus clientes a possibilidade de "apanhar sol em Espanha" e "passar a noite a dançar", mais álcool, sexo e praia. O resultado foi uma enchente de jovens estrangeiros preparados para a festa permanente, hotéis sobrelotados, rixas e incidentes nocturnos. 'Turismo de borracheira", para resumir.


Proibido beber na rua


Verdade seja dita que nos últimos anos tanto o Ayuntamiento de Lloret (a autarquia) como os hoteleiros tentaram modificar esta imagem e atrair outro tipo de turismo. Para tanto, foi proibido beber álcool na rua, fixou-se uma hora - as 10 da noite- para o fecho das lojas que vendem álcool, foram encerrados alguns bares problemáticos e criou-se a figura do "informador da diversão segura e saudável". Foi ainda alterada toda a estratégia policial, com uma multiplicação das patrulhas a pé e à paisana, para evitar que a presença de agentes fardados pareça uma provocação.



Certo é que, na última década, Llloret del Mar tem estado entre os cinco primeiros destinos turísticos de Espanha. Situada na Costa Brava, a setenta quilómetros de Barcelona, recebe mais de 130 mil turistas anualmente, dos quais mais de 100 mil são estrangeiros, principalmente europeus. Nos anos noventa, a Costa Brava era, indiscutivelmente, a zona turística na moda. E Lloret, assim como muitos outros municípios turísticos, quis aproveitar. Os números são eloquentes: em 1956, Lloret oferecia apenas 34 hotéis, com uma capacidade total de 1336 camas. Em 1971 já havia 196 estabelecimentos hoteleiros, correspondendo a 19 mil camas, quatro parques de campismo, 22 restaurantes, 330 bares, cafés e snacks, 37 salões de festa, 450 lojas de souvenirs e 17 agências de viagens. Em 1998, havia menos hotéis -167- mas multiplicando o numero de camas: 30 542. 18 mil finalistas portugueses



Os esforços do Ayuntamiento de Lloret já permitem notar alguma evolução e que começa a surgir turismo interno sénior durante o Inverno. Mas não há dúvida de que a maioria dos turistas é ainda jovem. A partir de finais de Março, coincidindo com a semana das férias da Páscoa, abre a grande maioria dos estabelecimentos. É quando começam a chegar grupos de adolescentes europeus, que escolhem Lloret para a sua viagem de finalistas. Há cerca de cinco anos que os liceais portugueses descobriram este destino.



Por esta altura, mais concretamente desde 24 de marzo até 5 de abril, 18.000 portugueses estão em Llloret ou a chegar, para passar entre cinco e sete dias na zona. A partir de Maio, os turistas predominantes serão alemães. Em Junho é a vez dos oriundos da Europa de Leste. Na estação alta - Julho, Agosto e Setembro - Lloret é dos holandeses, alemães e italianos.




Moral da estória:


Porque não tiramos partido das nossas capacidades naturais e abraçamos este tal de "Turismo de Borracheira"?


Nós até somos bons e já fazemos turismo deste ... "in house"!!!


Já estou a ver o PENT a ser alterado de forma a poder incluir o segmento.


Luso essa bela localidade!!!

5 comentários:

D'artagnan disse...

Mas, ó grama, com tantas borracheiras que apanhas, porque não um auto retrato?

O Grama-o-Fone disse...

LOL LOL LOL
Tens aí uma foto minha tão má como esta?

Se tiveres chuta aí!!!

É que não tenho uma tão degradante em meu poder!
LOL LOL LOL

Abraço Gato Selvagem!
:-)

D'artagnan disse...

Acho que tenho uma a com "alguém" a beber shots de qualquer coisa em copos de cubos de gelo. Mas tenho de procurar melhor. :-))))))

Anónimo disse...

Penso que o grande boom de finalistas do secundário portugueses para Lloret terá sido por volta de 1993/1994, desistindo-se de Benidorm à custa de este grupo ser mal recebido (à custa do mau comportamento). Contudo, não foi, com certeza, apenas há cinco anos.
Lloret tem algumas vantagens difíceis de superar: tem mar e uma costa bonita, é uma localidade calma e segura e está relativamente perto da fantástica e inesquecível Barcelona.

O Grama-o-Fone disse...

LLORET ... LLORET ... LLORET ...!!!
Aí quí saudadjís dá Bahía!!!