TONDELA
Caramulo desafia Belmiro a investir
DESERTIFICAÇÃO Presidente da Junta está preocupado com o abandono da estância que teve dezenas de sanatórios
Rui Bondoso
O presidente da Junta de Freguesia do Guardão, da qual faz parte a vila do Caramulo, desafiou Belmiro de Azevedo, o patrão do Grupo Sonae, a investir turisticamente na terra.
O repto revela a inquietação do autarca, que assiste impotente à desertificação do Caramulo. Pedro Adão acredita que uma aposta no turismo, feita pelo maior grupo económico privado português, evitaria o pesadelo da regressão demográfica e poderia catapultar a vila para os índices de desenvolvimento que já registou no passado, quando ao Caramulo afluíam milhares de pessoas todos anos, àquela que era sede de uma das duas regiões de turismo existentes em Portugal, até meados da década de 70 (a outra era a do Estoril), e que possuía a maior estância de sanatórios da Europa.
"Muitos dos edifícios dos antigos sanatórios, que estão abandonados desde meados da década de 70, poderiam ser requalificados e transformados em unidades hoteleiras de luxo", lembra o presidente da Junta, que convidou (por carta) Belmiro de Azevedo a passar um fim-de-semana no Caramulo. "Vindo cá, teria oportunidade de ver tudo, de apreciar as nossas paisagens, de desfrutar das condições naturais que a serra oferece", explica Adão.
Ele apostou no azul dos mares de Tróia e, aqui, em contraponto, poderia apostar no verde da serra", enfatiza, lembrando que os dois museus do Caramulo - o do automóvel e o da Arte -, visitados anualmente por mais de 80 mil pessoas, podiam ser mais valias para investimentos. Além do patrão da Sonae, o autarca lançou repto idêntico ao Banco Português de Negócios, que adquiriu a Turiscaramulo, que explora na vila uma estalagem e um hotel com SPA.
Ó Belmiro, dá lá uma ajudita pá...
Mesmo que o mirito não aceite o convite para o fim-de-semana, a este aventurado perzedente da junta ninguém pode acusar de não tentar levar a terra para a frente. E, abrincar a brincar, já conseguiu pôr a territa no Jornal de Notícias. Ah Home Balente!!
Que tal tentarmos os classificados?
Sem comentários:
Enviar um comentário