quinta-feira, novembro 17, 2005

NÃO CONCORDO ASDRÚBAL!



Caro Asdrúbal,

A humildade de perguntar fica-nos sempre bem!

Turismo não implica forçosamente «O verão» ... se existe zona turística que permite turismo sustentado todo o ano é a nossa bela terra, e já tenho dado aqui uma série de exemplos, senão vejamos:

Turismo Termal
Deveria funcionar todo o ano, através de parcerias entre as unidades hoteleiras e as Termas. Parceria essa que deveria ser negociada com a supervisão e apoio da JTLB ... é para isso que as entidades oficiais existem!
i.e – Programas de «Wellness» / Escapadelas de fim-de-semana ... são muitos os jovens casais que procuram hoje em dia este tipo de programas para fugir ao stress da cidade.

Turismo Sénior
Criação de um programa (cartão de fidelização) para a 3ª Idade,
Incluindo Tratamentos Termais + desconto nas unidades hoteleiras
(i.e.15% de redução para cidadãos com mais de 60 anos).
Promovido directamente no site da JTLB e das unidades interessadas
(Criação de uma brochura específica para o segmento)

Turismo de Aventura / Natureza – Buçaco, programas de «tracking» porque não plagiar o conceito das «Levadas» da Madeira? Os já tão falados desportos radicais ... até temos uma empresa organizadora perto de nós!

Enoturismo – também já aqui tinha referido, visitas às caves da Bairrada com provas de vinhos ... Escapadelas «Gourmet» para provar as iguarias da zona (comida + vinho).
Hoje em dia as pessoas deslocam-se muitos km para este tipo de programas ... e nós até beneficiamos de bons acessos e da proximidade a Lisboa e ao Porto.

Todos estes conceitos são aplicáveis não só a clientes individuais mas também a grupos, que poderiam sem dúvida trazer movimento e gerar receitas fora da época dita «balnear».

E poderia enumerar ainda mais!

Agora uma coisa, torno a dizer:
INFELIZMENTE NÃO TEMOS DE MOMENTO GENTE COM KNOW-HOW PARA IMPLEMENTAR ESTES CONCEITOS ... NEM GENTE COM FORMAÇÃO PARA PODERMOS DAR QUALIDADE NO SERVIÇO.

Como eu gostava de estar enganado!
Será que alguém tem mesmo vontade de fazer alguma coisa?

7 comentários:

O Grama-o-Fone disse...

Caro Asdrubal,

Teórico?

Meu amigo, estou a falar de realidades nacionais ... e deixe que lhe diga, ao contrário de muita gente eu só falo daquilo que sei! (não de ouvir ... mas de fazer)

E a ideia do festival gastronómico também era teórica???

O que temos que fazer é criar uma série de eventos que façam com que a Terra volte a estar no mapa ... aí mais uma vez torno a dizer, a JTLB tem que ter um papel activo na organização e promoção dos mesmos, claro está em parceria com os hoteleiros locais.

O problema dos nossos hoteleiros é continuarem a falar sozinhos, vão até ao café e queixam-se da sua triste sina ... e infelizmente os que ainda temos não estão propriamente actualizados em relação ao panorama turístico nacional/internacional.

Já aqui o disse: "Plagiar não é mau, desde que bem"

A roda já foi inventada ...

É triste é que a nossa realidade até dessa roda esteja afastada anos luz!

Será que temos alguém interessado em ver o que se faz nos outros lados?

O Grama-o-Fone disse...

Serei mudo?

dona chanfana disse...

Como é que os meus colegas japoneses se safaram?
SUCESSO!
Foi a copiar casos de sucesso, não precisaram de inventar nada (esse "problema" surgiu muito mais tarde, quando o seu nível de desenvolvimento se nivelou com os casos de sucesso que imitaram).
Julgo que podemos começar por aí, pela simples implementação de ideias que deram certo noutros sítios. Ainda por cima é mais fácil e simples do que parece...

Anónimo disse...

Faltam maestros, grama?

Anónimo disse...

O que precisas para assumir a batuta?
ou... em que medida e quais as condições necessárias para poderes aplicar os teus conhecimentos e saberes em prol do desenvolvimento turistico do Luso?
um abraço.

O Grama-o-Fone disse...

Caro Jerico,

A minha actividade profissional não me permite de momento a dedicação total que gostaria de dar à nossa Terra ... no entanto já tive a oportunidade de comentar com várias pessoas, e até aqui já o disse (provavelmente até estará a par) que humildemente contribuiria com os conhecimentos/experiência de que disponho para fazermos mais e melhor pelo Luso ... refiro-me à promoção turística/ acção da JTLB (única área em que poderei ajudar!).

Relativamente à forma como o poderia fazer ...

Se as pessoas responsáveis estiverem disponíveis para aceitar sugestões/conselhos ... aqui estou!

Anónimo disse...

Caro asdrubal, não posso concordar consigo, pois ao concordar teria de pensar que o ponto um da lista que está no poder foi um engodo e pura mentira...

Espero que um dia o Grama tenha tempo para se dedicar à revitalização que o Luso merece. O turismo termal está em expansão em todo o país e continuamos na mesma. A ideia de turismo em época baixa, como já disse anteriormente, é uma proposta que tem pernas para andar...muito.
Como diz o Jerico&Albardas, continuemos a partilhar...o tempo dará razão aos que não perdem o ímpeto e a esperança.