quarta-feira, novembro 23, 2005

Queres Turismo? Toma!Quebra-cabeças da semana


Esta semana propomos um pequeno teste aos nossos leitores. Leia com atenção as frases seguintes e sublinhe a(s) fase(s) do planeamento em que crê estarem as entidades locais envolvidas a trabalhar para o futuro do nosso turismo.Se não sublinhar nenhuma não se assuste, pode acontecer.
ESTUDOS PREPARATÓRIOS
Termos de referência de projecto de plano
Equipa técnica do plano (multidisciplinar, de pref.)
Comité de acompanhamento e consulta
Organização das actividades e dos estudos (cronograma)
DETERMINAÇÃO DOS OBJECTIVOS
Articulação com os benefícios sócio-económicos
DIAGNÓSTICO
Recolha de dados qualitativos e quantitativos
Trabalho de campo; reuniões
ANÁLISE E SÍNTESE
Estudos, cálculos e projecções
Identificar oportunidades e riscos (swot)
Analisar e avaliar os elementos institucionais
FORMULAÇÃO DA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO E PREPARAÇÃO DA ESTRUTURA DO PLANO
Avaliação de cenários alternativos (e como evitar cenários não desejáveis)
Apreciação permanente com os intervenientes
FORMULAÇÃO DAS RECOMENDAÇÕES INSTITUCIONAIS
Avaliação de alternativas, evoluções futuras
Envolvimento da estrutura (com poder político!)de acompanhamento
IMPLEMENTAÇÃO E MONITORIZAÇÃO
Especificação das técnicas de implementação
Consideração dos meios a envolver (plano financeiro, etc.)
Acompanhamento contínuo


4 comentários:

O Grama-o-Fone disse...

Estou farto de pensar e não sei o que dizer ...

Anónimo disse...

Eu sublinho...
QUERES TURISMO? TOMA!

dona chanfana disse...

Tem razão sr Asdrubal, mas, teorias à parte, a ideia é apenas alertar as entidades, os políticos e os pseudotudoemaisalgumacoisa para nunca caírem do erro de dizer "vamos dinamizar" "vamos dar vida" e outras coisas que tal sem saber como. Quando afirmamos coisas deste tipo temos que estar preparados para responder pelo menos às perguntas mais básicas, como:
Com autorização de quem?
Quanto tempo vai levar a fazer?
Quando é que se vão sentir os resultados?
Quem é que vai pagar isso tudo?
Como é que vai pagar? Quanto tempo temos de esperar pelo dinheiro?
Aumento, sim, mas aumentar em quanto?
Qual o número de turistas/aquistas a mais por ano?
Correspondem a quantas dormidas a mais?
Em que tipo de alojamento?
Vão gastar dinheiro fora dos hoteis/pensões?
Quem os vai animar durante a estadia?
Quem vai pagar a animação?
patati patata?
etc. etc.?

Anónimo disse...

exactamente isso, caro sudoku...mas continuamos todos, de cada vez que há eleições, a comer tudo...