segunda-feira, fevereiro 27, 2006

PENT, ou a machadada final?




Pólos turísticos com investimento de 5,7 mil milhões
As cinco regiões emergentes no panorama turístico, definidas no Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT) - Alqueva, Douro, Litoral Alentejano, Oeste e Serra da Estrela - vão receber 57 projectos turísticos, no valor global de 5,7 mil milhões de euros. De acordo com Miguel Souslnha, presidente da Associação Nacional de Regiões de Turismo (Anret), a quase totalidade do financiamento destes projectos terá origem no sector privado, criando 14.500 postos de trabalho directos e indirectos.
O responsável anunciou ainda a criação, nas regiões abrangidas pelo PENT, de uma "via rápida" para reduzir a burocracia e a possibilidade de ser criado um canal especifico de financiamento no próximo Quadro Comunitário de Apoio. Entre as áreas abrangidas, o Litoral Alentejano será a que maior Investimento atrairá - 2,2 mil milhões de euros -, criando também maior número de postos de trabalho, mais de 5.700. Os projectosbandeira serão Tróia Resort, Herdade da Comporta, Costa Verde e Pinheirinho
Ora aqui está um PENT que passou ao lado da nossa careca, resta saber apenas se não seremos alvo de uma depilação definitiva, daquelas a laser...

8 comentários:

O Grama-o-Fone disse...

O Alentejo já parece ser o «El Dorado» cá da terra ... até já se fala de uma parceria entre o governo e a afamada Universidade de Cornell (ao jeito do famoso negócio com o MIT) para criar um «campus» especializado na formação de quadros hoteleiros superiores na região.

Se a isto juntarmos a abertura de rotas «low-cost» para o aeroporto de Beja, o investimento de alguns grupos internacionais (a Starwood já investiu em Évora, via Convento do Espinheiro), a dinamização de zonas como a barragem do Alqueva (desportos náuticos), Enoturismo ... Herdade do Esporão e outras.

A coisa vai!

O Grama-o-Fone disse...

Até porque o turismo já faz lembrar a vinicultura, está na moda ... toda a gente gosta ... toda a gente quer fazer e essencialmente toda a gente parece perceber muito da poda!!!

O Grama-o-Fone disse...

Que projectos/investimento temos tentado captar para a nossa zona?

Há câmaras do país que até oferecem terrenos aos grupos hoteleiros de forma a captar investimento.

Veja-se o caso do recém-inaugurado Vila Galé Santa Cruz na Madeira ... parece que o terreno veio de «mão beijada» e há mais casos pelo país!

D'artagnan disse...

Palavras para quê?

Não parece haver dentro da CMM gente com saber (ou que se queira rodear por gente que saiba). O ridículo chega ao ponto, de se estar a investir tempo e dinheiro em polos industriais (tipo indústria clássica) na vez de se apostar na indústria já existente (leia-se: Hotelaria, Restauração e Enologia).

Qualquer dia resolvem implantar uma central nuclear no Concelho ( de preferência na Pampilhosa).

Dá Deus nozes...

Anónimo disse...

Essa da Pampilhosa realmente não entendi. Voces agora são contra todas as localidades do concelho? Primeiro era a Mealhada, agora a Pampilhosa. Qualquer dia ainda criam um movimento do género do de Canas. Enfim... pobrezas de espirito.

dona chanfana disse...

Isso são conversas muito apreciadas no outro blog, aqui queremos mais é o bem de todos. Façam o favor de se comportar...
Não me façam recorrer à ADMINISTRAÇÃO... rá rá rá...
Se bem que fazer o tee off em cima de uma chaminé nuclear até era capaz de ter a sua piada...

O Grama-o-Fone disse...

LOL !!!

Judas disse...

Ó conterrâneo Anónimo,

Segundo me pareceu eles não estão a atacar ninguém... apenas a mandar uma "boquita" a outro conterrâneo nosso com certos poderes politicos.

Tens que começar a aprender a ler nas entrelinhas. Volta a ler tudo outra vez e vê se consegues chegar lá.