terça-feira, fevereiro 07, 2006

Quebra-cabeças da semana




Turismo
ITP e Icep concertam parceria na promoção turística
O Icep e o Instituto do Turismo de Portugal concertaram a sua cooperação na promoção turística, melhorando a metodologia de utilização da rede externa do Instituto das Empresas para os Mercados Externos, constituída por 41 delegações no estrangeiro, avançaram os organismos públicos em comunicado. "Este reforço de cooperação prevê um aumento da articulação entre os dois Institutos permitindo às delegações do Icep um maior envolvimento e grau de eficácia nas acções de promoção concertadas entre o ITP e as Agências Regionais de Promoção Turística", avançaram as mesmas fontes. Frederico Costa, vice-presidente do ITP para "marketing", explicou, ao Jornal de Negócios, que "está é uma melhor concertação, para nós sabermos dar melhor resposta às nossas acções".
Alguém me sabe dizer afinal porque é que se alterou o papel do ICEP para criar o ITP?

5 comentários:

O Grama-o-Fone disse...

Sabe qual a diferença entre vender sapatos e um destino turístico, parafusos e um destino turístico, panelas e um destino turístico, madeira e um destino turístico, vinho e um destino turístico, louça e um destino turístico, tapetes de arraiolos e um destino turístico, cortiça e um destino turístico ... ?

dona chanfana disse...

Até aí tudo bem, mas depois parece tudo um belo cozido à portuguesa, daqueles que engordam!
Vejamos: Trabalhamos juntos, separamo-nos para que eu me focalize num determinado assunto, mas depois concertamos esforços. Só falta adoptarem o Logo do Grune punkt!

O Grama-o-Fone disse...

Caro Timpanas,

História ... «Casas de Portugal»???

Concordo em parte com o que diz!

No entanto já pensou que no âmbito do novo sistema de contratualização, os «privados» que refere poderão ter interesse em «sustentar parte» das Associações de Turismo, e Agências de Turismo, e Planos de Promoção Conjunta, e Convention Bureaus de forma a controlar os orçamentos, as acções de promoção e evitar o despesismo de outros tempos ...ICEP+Delegados+Amigos+Embaixadores+Amigos+Cônsules+Amigos+Adidos+Amigos,etc...etc...etc!

Agora os privados passam a ter uma palavra a dizer sobre quando e onde gastam o dinheiro!

Começo a recordar-me de algumas situações que presenciei, nomeadamente em eventos organizados pelo ICEP: Almoços para Amigos, Jantares para Amigos, Festas para Amigos ... preços de alojamento «ditos especiais» disponibilizados aos participantes nas acções que se provavam desvantajosos no final ... preços de aluguer de «venues» «ditos especiais» disponibilizados aos organizadores das acções que se provavam desvantajosos no final ... Organização de Acções só para cumprir calendário e justificar a presença no mercado, e claro está mais uma vez oferecer o jantar aos amigos com o dinheiro do contribuinte (DOS PORTUESES!)... e+ e+ e+ e+

Os Profissionais/Empresas
fartaram-se de tanta vilanagem e oportunismo!

dona chanfana disse...

E no roda roda vira, o Vosso amigo Orlando Carrasco conseguiu ficar nos dois lados, presumo que a ganhar o mesmo e tudo... Portugal marca! ai marca marca...

O Grama-o-Fone disse...

Caro Timpanas,

Os compadrios políticos e os «jobs for the boys & girls», assim como noutros organismos estatais, também nos organismos de promoção turística são difíceis de evitar.

Mais uma vez com o co-financiamento dos privados e consequente poder de decisão,
essas situações são mais controláveis ... já que o processo de recrutamento passa a ser encabeçado pelos privados.

Factor preocupante no actual sistema de contratualização turística é o «canibalismo» dos destinos, já que em algumas situações assistimos a duplicações e triplicações de organismos de promoção ... muitas vezes responsáveis por micro-produtos/segmentos na mesma região.

Para já não falar no despesismo gerado com a criação de algumas «marcas» ineficazes tipo: «Lusitânia ... Arade ... etc ... etc»

Ele é 8 ou 80!