O ICEP e o Instituto do Turismo de Portugal (ITP) estão em divergência quanto ao modelo a adoptar no que concerne à promoção turística. Marques da Cruz, presidente do Icep, responsável pela promoção externa do país, diz que o actual modelo que coloca a promoção turística sob a responsabilidade do ITP tem "um problema organizacional que dificulta o funcionamento". Em entrevista ao "Turisver", este responsável explica que, na sua opinião, deverão ser as empresas do sector a escolher onde é que deverá estar a promoção. No entanto, não esconde que o Icep "está com muita vontade de melhorar o modelo actual para que haja mais agilidade, mais profissionalismo, mais responsabilização".
O presidente do Icep, num encontro com jornalistas à margem do evento, não se quis pronunciar sobre a posição tomada sobre a matéria, apenas dizendo que "o que está dito, está dito". Orlando Carrasco, presidente do ITP e vice-presidente do Icep, no mesmo encontro, não se quis pronunciar dizendo somente que "para o ITP existe um modelo que está aprovado e que está funcionar".
O presidente do ITP contestou o espírito de "quintinha" que existe em Portugal e defendeu o modelo de promoção turística existente e que ao Icep "cabe propor, executar e apoiar a promoção e comercialização". Para concluir, a fim de não alimentar mais polémicas, segundo o mesmo responsável, afirmou que "por mais ruídos que haja sobre a matéria é o modelo que temos e ponto final". O presidente do ITP diz estar receptivo para o "melhorar e operacionalizar, promovendo a concertação, planeamento e aumentar o rigor e controle".
Pois é, se isto vai assim lá em cima, como é que não há-de andar cá por baixo...
2 comentários:
hoje no JN apareceu uma noticia do nosso presidente de camara a denunciar as condições degradantes do antigo hotel serra......talves algures lá por cima ainda alguém olha para baixo
Ora ... o que dizer de Marques da Cruz, esse grande visionário que quiz implementar como slogan para a promoção turística nacional, "Portugal Marca!"?
Onde andou esse senhor nos ultimos 15 anos? Será que "Espanha Marca!" não lhe diz nada? Vá lá que ainda fomos a tempo de cancelar tudo antes de meterem o material na rua!!!
Já sobre o Sr. Orlando Carrasco ... participei recentemente num colóquio em que esse senhor foi fazer uma apresentação sobre Portugal para agentes de viagem e jornalistas Alemães, ora para além do facto de não falar correctamente inglês (já que alemão seria admirável) limitou-se a ler mal uma apresentação em PowerPoint (que provavelmente não teria preparado e logicamente não conhecia), ficando "emperrado" num slide com a implusão das torres de troia (tipo "grama implosion") em que só dizia: "You see this, in Portugal we don't like this, we don't like big buildings, we are ending this ..." qualquer coisa assim!
O Alemães estavam incrédulos com este Presidente do Instituto de Turismo de Portugal.
Como dizia a outra ... é o que temos!!!
Enviar um comentário