quinta-feira, setembro 08, 2005

A DIFÍCIL ARTE DE MANDAR!!!


Este Post é direccionado a Chefes, Patrões, Superiores Hierárquicos, Colegas de trabalho de estatuto um pouco Superior e, de modo geral, a todas as pessoas que têm súbditos seja a nível laboral, de lazer, associativismo ou mesmo no próprio tecido familiar!!

Mandar nas outras pessoas, ou seja, ter o poder para lhes dizer o que deve ser feito e como deve ser feito, é uma tarefa complicada que muitas vezes tem resultados desagradáveis para as pessoas envolvidas!!
Os motivos habituais para esta situação são mais do que muitos! Por exemplo, excesso ou abuso de autoridade, falta de respeito pelos súbditos, excesso de confiança, narcisismo da chefia ou mesmo pura incompetência de quem manda (tantos casos que temos de pessoas que mandam sem saberem como as coisas devem ser feitas!!)!!
Será que quem manda não vê que se os funcionários não forem tratados "como deve ser" (com toda a subjectividade que isto possa conter!!) vão aproveitar a primeira oportunidade para boicotar os serviços atingindo assim o ego do superior?!! Mais, funcionários mal tratados têm tendência a trabalhar cada vez pior e a atingir níveis de desmotivação que chegam a impressionar!!
Bem sei que em termos profissionais, há objectivos a atingir e´não é com beijos e meiguices que se consegue dos empregados a tão anseada maximização!! Mas, caramba, há tanto patrão que não passa de perfeito idiota, sem respeito nenhum por quem trabalha (no fundo, os verdadeiros responsáveis pela empresa atingir os objectivos!!)!!
O melhor chefe será sem dúvida aquele que conseguir fazer os empregados perceberem e aceitarem que têm que ser "governados" por ele!! Penso que há milhares de maneiras diferentes de conseguir isto sem ferir dignidades nem espezinhar ninguém!!
Com sinceridade afirmo que falta humildade a quem chefia um pouco por todo este País!! Os superiores têm que perceber que são os súbditos a sua razão de existir e é também por aí que passa o seu sucesso profissional (ou social conforme os casos em questão!)!!

O motivo que me leva a publicar este Post é o facto de a nossa zona centro (e naturalmente também o Luso!!) estar repleta de casos do género!! Um exemplo concreto: é normal que as pessoas do Luso falem mal de muita gente mas acho que já há muito tempo que não ouço ninguém a falar bem dos patrões, chefes, ou seja, de quem manda!! Vivemos todos no mesmo espaço, todos temos direitos e deveres, e todos devemos respeitar os outros para sermos respeitados!! Infelizmente, parece que muitos dos patrões e chefes da nossa praça não pensam assim!!
Pois é, o poder é uma arma que muitas vezes dispara contra nós próprios!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Exactamente, asdrubal, ainda não compreenderam que tratar bem os empregados, com o respeito que merecem (sem que isto signifique compactuar com lerdices), significa fazer com que os clientes se sintam bem...Já para não falar dos ordenados miseráveis que muitos teimam em pagar, com algumas raras e felizes excepções.

jibita disse...

não vamos confundir um patrão zeloso.......com empregados malandros....