
O pessoal já por aqui falou em vários edifícios nitidamente a precisarem de intervenção urgente das entidades competentes!! Casa do Povo, Casa Assombrada, Turiluso, Hotel Serra, Pensão Lusa, Pensão Avenida ou Cinema são exemplos claros de imóveis que já viveram muito melhores dias!! Com a agravante de praticamente todos os exemplos referidos se encontrarem em locais centrais, perfeitamente à vista de todos!!
Como a situação é evidente e nem aos mais distraídos passa despercebida, deduzo que esta seja uma questão que incomode bastante os nossos autarcas e acredito que andem bastante empenhados em procurar ir resolvendo, aos poucos, todas estas situações desagradáveis!!
Mas as ruínas ou pré-ruínas da nossa Terra não se ficam por aqui!! Os edifícios de que falámos têm em comum o facto de serem obras de grande envergadura!! A juntar a este tipo de construções, temos também um conjunto significativo de casas particulares que neste momento se encontram ao abandono, com mau aspecto e sem moradores fixos!!
Se ao analisar esta situação tivermos em conta que as casas de que falo se encontram em pleno coração lusense, estamos perante mais um drama local que penaliza claramente a impressão com que turistas e visitantes ficam em relação a nós!!
Falo da casa do Dr. Messias (em frente ao Abel João), das três casas seguidas que separam Pensão Imperial da morada do actual Presidente do CDL, de duas casas em plena rua Principal de Luso D'Além (uma amarela, outra branca) ou ainda de mais três casas na rua da Pampilhosa (uma antes da cortada para Luso DÁlém, as outras duas antes da cortada para o "Choupal")!! Acredito também que existam ainda mais exemplos noutras zonas do Luso!!
De tão habituados que estamos a passar pelas ruas da nossa Terra, nem reparamos neste tipo de coisas! O que é facto é que o Luso tem muitos locais (particulares, neste caso) que parecem estar completamente ao abandono!! E pensar que havia gente mortinha por viver por cá e por adquirir casa própria, a viver actualmente na Mealhada por falta de meios ou soluções!!
Algo está mal!! A situação é preocupante e o sucesso do Turismo também passa por solucionar estes "erros estéticos" que tanta confusão nos fazem!!!
14 comentários:
Asdrubal, concordo consigo e sublinho, na senda do que defende, a urgência de mais habitações para quem quer viver no Luso, aproveitando o espaço ocupado por edifícios devolutos em vez de espaços verdes...A título de exemplo, veja o que está a acontecer em Coimbra, com a modernização e requalificação da parte mais antiga, existindo, a par com isso, arrendamentos especiais para jovens.
Ó asdrubal...
Pensemos positivo...
Conimbriga está cheio de ruínas e está sempre cheio de turistas... Será isto uma estratégia para atrair mais turismo para o Luso???
O que achas?
lol
Caro grama-o-fone, será possível eu dar o meu contributo humilde a este maravilhoso blog? Pois gostava, caso fosse possível "post"ar também algumas ideias....
Caro Jibita,
Venha daí o seu email!
Ora aqui vai jibita@iol.pt, o meu obrigado pela atenção.
Já alguém confirmou se nos programas eleitorais dos diversos partidos, aparece algum ponto sobre a requalificação arquitectónica do concelho? Ou será perder tempo?
Bambi...essa zona nem está nada má, bem melhor que há uns anos...Quanto ao que eu disse, não é lirismo, é uma bandeira que a classe política de coimbra está a abraçar, mesmo que ainda não seja visível (só espero que não demore tanto como a ponte...)
O Plano de Urbanização, ao penalizar os lusenses, por não ter aberto grandes espaços para construir, acabou por ter a faculdade de "obrigar" as pessoas a olharem para os edifícios antigos existentes e a recuperá-los ou a reconstrui-los. E nos últimos anos têm sido vários os edifícios antigos a serem recuperados ou reconstruídos. (esta é, para mim, das poucas virtudes que o Plano de Urbanização tem). Para alguns dos edifícios, ainda devolutos, acredito já estarem a ser equacionadas eventuais intervenções. Mas, os tempos também não são os melhores para se investir no imobiliário.
Em relação a subsídios, normalmente a cargo da Câmara, nem chegam para pagar as despesas iniciais com os processos.
Desconheço, qualquer tipo de outros subsídios, nomeadamente da U.E., como se referiu no post anterior.
caro jerico&albardas, gostei de saber que há algumas intervenções previstas...Vamos lá ver...(quanto aos maus tempos, já tivemos melhores e no entanto...)
Então ainda não viram a ruína que consta no Adelo?
Vão ver o Adelo em:
adelo.blogspot.com
eu proponho antes o
http://99babes.blogspot.com
Uma verdadeira ruina....
ui..ui..que bela colecção de capas de cd´s de cantoras de musica pimba.....sim senhor
E não são tudo ratazanas ...?
Enviar um comentário