
Confesso que esta ideia recente de um Festival Gastronómico me tem deixado um pouco incomodado! Parece-me que tem havido um tom de crítica bastante injusto para com as iguarias com que nos podemos "lambusar" nos tascos e Restaurantes da nossa Vila!! Creio igualmente que o pessoal que escreve habitualmente neste Blog, não tem (é só uma impressão!) grande conhecimento de causa sobre o assunto!!
Assim, porque não entendo este Blog como espaço que só sirva para falar mal ou criticar o que nos rodeia e porque conheço bem a oferta gastronómica local, é chegada a hora de haver um Post a enaltecer algo que é bom na nossa Terra!!
- Para a ementa do tal Festival Gastronómico que o pessoal tanto tem solicitado, apresento as seguintes sugestões:
- Vitela à Lafões (Cesteiro) - Bife à Varandas (Varandas do Lago)
- Feijoada de Marisco (Astória) - Pescada à Eden (Eden)
- Lulas Grelhadas (Regional) - Frango Corado (Central) - Chanfana (Tony)
- Bifes de Perú à Lavrador (Alegre) - Cabrito Assado (Orlando)
- Polvo à Lagareiro (Lourenços) - Arroz de Tamboril (Parque)
- Frango Churrasco (Caracol) - Bife Grelhado (Imperial)
- Bacalhau à Lagareiro (Mansão Fátima) - Pizza Especial da Casa (Flôr do Luso)
Para a secção de petiscos, sugiro a Dobrada do Abel, as Moelas do Eduardo (Sede CDL), os Rojões do Canecão ou os Negalhos do Amorim!
Por último, no que toca à doçaria, não ligo muito ao assunto, mas quer-me parecer que Casino, Astória ou Flôr do Luso tratariam do assunto com a maior das facilidades e com qualidade!!
Pois é! Não se trata de ser politicamente correcto nem de publicidade gratuita! É apenas uma questão de haver também algum respeito pelas coisas boas que, de facto, nos rodeiam e que, muitas vezes, esquecemos ou simplesmente não queremos ver!! Garanto-vos que a ementa é de qualidade e que as pessoas iam ficar satisfeitas!!
11 comentários:
Concordo inteiramente consigo, Pitonisa!
Fazendo jus ao seu nick, diga-nos lá que futuros desvela para o Luso e para o Buçaco?
Boa, asdrubal! (E, finalmente, a foto!)
[Cara(o) Pitonisa - grande nick!!! - seja bem-vinda(o) e não fale muito de comida com o complemento circunstacial (cruz alta) do nick, que os cavalheiros andam com saudades dos pic-nic's nocturnos e isso atiça-lhes a memória...]
Caro "Roque Santeiro"
O repto era na sua plenitude ... a ideia é que se organize efectivamente um Festival Gastronómico!
Mas só a título de curiosidade ... já reparou que todos os pratos que enunciou não pertencem à nossa Terra??? São tudo importações ... Se calhar o Caviar de Chanfana do "Chez Content" até poderia abrir um precedente!
Até já tou com água na boca.....
Zangão ... V.Exa. anda um pouco mal informado!!!
Apesar de ainda não se encontrar(???) em nenhum motor de busca, nem em páginas oficiais como a do ITP,
Tente: http://www.jtluso-bucaco.pt/
Uma foto do tempo dos seus primeiros passos, caro Asdrubal?
V. Exa. cresceu bem, como ficou patente no seu post, muito sóbrio. Os meus parabéns.
Em relação ao falar mal ou à crítica, discordo parcialmente.
O uso da sátira ou da ironia, não é sinónimo de mensagens vazias ou imaturas. E o exagerar ou "ridicularizar" determinada situação, apenas fortalece essa mensagem.
Mas também admito, que por vezes, se "descarrila" para a piada fácil. Não é fácil manter sempre o equilibrio.
Em relação às ementas, não nos pudemos esquecer dos vinhos e espumosos da nossa região...
um abraço.
Por isso mesmo é que tem que se avançar para o "Festival" ... até porque seria mais um argumento de venda/promoção para as nossas unidades/Terra!
Pelo menos durante um fim de semana teríamos oferta temática organizada (gastronómica) para complementar ao alojamento!
Venham de lá esses programas!
Aposto que muita gente não se importaria de dar uma escapadela até aqui e deliciar-se com os comes e bebes que temos para oferecer!
Esperemos que a ideia não caia em "saco roto" e seja aproveitada por quem de direito!
Já agora, e para enriquecer esta mesa já de si muito variada, não esqueçam o delicioso "Bacalhau à Varanda"... nem a Lampantana...
E, não! não! e não!... Discordo completamente da avenida dos castanheiros como base de um festival deste tipo... Como já disse num comentário a um post anterior, metam é as pessoas a passear pelo Luso e a visitar os tascos "in loco".
Vide post:"Para quando o festival gastronómico... by Grama-o-Fone".
Adios!
grande asdrubal.....o velho lema "vá para fora cá dentro" aplica-se perfeitamente no teu blog, maior parte dos picqueiros e buchistas que por aqui proliferam, possívelmente nunca visitaram tais locais, quanto mais usufruir do belo repasto de cada um.....
Sou obrigado a concordar com quem diz que o festival se poderia organizar nos diversos restaurantes sem ter de "armar barraca" num qualquer reconco da nossa terra...
Uma onda tipo "resort" em que os "gourmets" compravam a entrada no festival na JTLB e depois "morfavam" quanto queriam, em qualquer dos restaurantes aderentes... Que tal?
No final, a "massa" das entradas vendidas era distribuida pelos aderentes (ficando uma fatia para a JTLB reinvestir noutras iniciativas)...
"Prontos ó Sereno....! Já escrevi a tua ideia! Estás contente?!!!"
Enviar um comentário