domingo, julho 31, 2005

ISTO É QUE ERA ROMARIA….


Automundo nº 150 – ano VI – 19 Março 80

“ Ainda durante a 1ª etapa ocorreu aquilo a que se pode chamar o grande caso do rali. Um engarrafamento a seguir ao Buçaco só permitiu a passagem de 3 carros, arriscando-se os restantes a ficar fora de prova por excesso de penalização. À luz do regulamento, César Torres poderia ter deixado que tudo se passasse assim, já que a organização não é responsável pela obstrução casual de itinerários…….

Caros amigos,
Provavelmente não assistiram a isto, ou porque eram pequenos ou porque ainda não eram nascidos.Pois era assim que se passava, milhares de pessoas rumavam ao Buçaco para verem os carros do Melhor Rally do Mundo a passar.

Claro que estas pessoas, não passavam pela Vila do Luso, eram colocadas dentro de C130 da Força Aérea Portuguesa em Tires, e aterravam de Para Quedas no Buçaco.

Claro que a romaria incomodava o Director e o Dono do Palace Hotel do Buçaco (incomodava os Hóspedes), e a troco não sei do quê, tentou-se deslocar tudo para a Cúria ( que não tinha Hóspedes).
Resultado nem na Cúria nem no Buçaco…… morreu.

Nos dias de hoje ainda é mais escandaloso, especialmente os Rally’s Clássicos, partem da Cúria, dormem na Cúria, comem na Cúria, fazem a velhinha classificativa do Bussaco, regressam à Cúria, e nos por cá dizemos:

É pá estiveste aí hoje a tarde, viste as máquina que passaram….alguns deles eram jaguares….

PS – Vencedor do Rally de Portugal 1980 Walter Rohrl Fiat 131 Abarth

4 comentários:

El Tonel disse...

Concordo em absoluto quer com o posting quer com o comentário do asdrubal.

A coordenação de trabalho entre autraquias, é na maior parte das vezes um trabalho complicado que só se torna possivél, se todos verificarem que existe um bem efectivo simultâneo para os intervenientes.

Nem todos os autarcas possuem a mesma visão, e exigir que 3 autarcas tenham o mesmo nivel de visão é dificíl, mas não impossivél.

Talvez o trabalho desse mais resultados com a movimentação de lobbies dentro das instâncias do automobilismo.

Não estou a falar de corrupção, mas sim de troca de mimos.

Talvez umas jantaradas, borlas e afins (que antigamente existiam) pudessem dar algum espaço inicial para que se pudesse pensar neste projecto

El Tonel disse...

Só mais uma coisita...

Apesar de não ter nenhuma comparação possivél, gostava de lembrar que vai haver uma descida de carros de rolamentos em Trezoi em Agosto (28 acho eu).

Olhem que é uma descida radical!...

Que bons eram os tempos em que o Motoclube do Luso tinha força...

Pearl-Harbor disse...

Vereador da cultura?? por favor... não ofendam a cultura....
Para além de aparecer - juntamente com umas das filhas - numa foto colocada num dos folhetos informativos do bussaco... (e até aposto que a maquina tava montada num tripé com temporizador), que tem feito o "nosso" vereador?? ai Não sabem? eu digo-vos...
Teve a brilhante ideia de colocar aquele repuxo fantástico no lago, que dá banho a todos os que por la passeiam e aos se deleitam no remanso da varanda logo acima. escusado sera dizer que aquela agua é das coisas mais pestilentas que pode haver.
Outra grande produção foi aquelas fotocópias que durante mais de um ano distribuiram aos turistas no posto da junta de Turismo de Luso-Bussaco... eu explico... acabaram os mapas a cores em formato A3 que tinham o Luso e o Bussaco e passaram a fornecer fotocópias a preto e branco, só com o bussaco porque eram folhas A4 e não cabia tudo... espectáculo, não é??
Como o "homem" tb manda no desporto da nossa terra, impede que se realizem torneios de futebol nos moldes habituais, no pavilhão do Luso... é preferivel estarem la duas empregadas a coçar a... e a olhar para a novela enquanto aquela coisa esta vazia. Também não permite a realização de torneios com mais de seis equipas no meio relvado que têm no centro de estágios porque diz que pode estragar a relva se forem mais(???)...
Depois temos os grandes eventos culturais que se realizam no nosso municipio e em perticualr no luso onde a programação cultural é assegurada pelos ranchos folclóricos da zona que, invariavelmente, vão rodando entre si na alamenda do casino, aos domingos durante o verãos... todos os verões. Não tenho nada contra os ranchos que são uma manifestação de cultura popular como outra qualquer... mas gaita... qualquer dia até eu ja sei dançar o vira de tanto os ouvir quando estou a apreciar o descanso dominical em qualquer tasca do centro do Luso (aquilo ouve-se até no Bussaco).


Ja agora, disseram-me que se pusesse aqui o mail, poderiam permitir a colocação de posts... isso é verdade?? (gramaofone??)

Obrigado e continuem que isto vai.... ou racha!!

Anónimo disse...

ou o ditado mular:

Quem não quer ser burro, não aceita albardas.

Tá-me o jerico a dizer, que esse senhor, também votou contra a construção de uma piscina no Parque de campismo...

Que me desmintam, se me engano, mas não conheço nenhum parque que não tenha mar, piscina ou praia fluvial, bem perto.

Vivemos uma cultura azémola.