sexta-feira, agosto 26, 2005

30 ANOS!!!

Hoje, 26 de Agosto de 2035, acordei com uma sensação estranha!! Após 30 longos anos em terras estrangeiras (França, Suíça, outro, tanto faz!!), regresso à terra que me viu nascer, de onde saí em 2005 (para não mais voltar!!) desde que uma criatura bloguista de nome "bambi" me aconselhou a emigração como solução para os meus problemas!!
Um misto de nostalgia, apreensão e curiosidade acompanha-me na viagem de regresso!! Trabalhei estes anos que nem um "cão" mas lá consigo regressar com um dinheirito no bolso para passar tranquilamente o resto dos meus dias!! Mas uma pergunta não me sai da cabeça: que Luso vou encontrar? Será que as ideias apresentadas na novidade do Verão de 2005 no Blog que contagiou toda a população lusense sempre foram para a frente?
Bem! Todo moidinho da viagem longa, lá chego finalmente ao meu destino!!
Não podia deixar de ser!! A primeira coisa que fiz foi dar uma voltinha por toda a minha terra para ver como param as modas!!
Mas... que é isto? O Luso está IGUAL!!! Umas coisitas novas aqui ou ali mas, de resto, tudo IGUAL!!
Depois de me refazer do susto, perguntei a um amigo (nem me reconheceu!) o que se tinha passado?
Fiquei surpreso ao saber que em termos políticos tudo continuava também igual! Cabralix na CMM; Homerix, Jorgix e Caramujix na JFL; Aguiarix e Pedrosix na JTLB, quais irredutíveis gauleses lá resistiram à passagem dos anos!!
Para última surpresa, disse-me esse amigo (após reconhecer-me e bebermos uns copos valentes!!): "Deixa lá Asdrubal, isto não evoluiu mas, pelo menos, também não piorou!!!"
Ao mesmo tempo fiquei contente! Não me vai custar nada a readaptar ao Luso!! É que, mesmo 30 anos fora, este Luso conheço eu BEM!!
moral da história: Eu não penso ir nem quero ir para lado nenhum!! Gosto da minha terra e por cá quero continuar a viver!! Mas vou ficar lixado se daqui a 30 anos pensar: vês Asdrubal? O Bambi (logo o Bambi!!) tinha razão ao mandar-te emigrar!!

7 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo seu post.
Não tenho dúvidas, que no regresso encontrou os seus amigos de sempre. Mas os filhos dos seus amigos é que já deve ser mais difícil encontrar. Só quando vêm visitar a família de vez em quando. É que pela evolução populacional actual, o crescimento deve ser nulo, ou negativo. E isto está directamente proporcional ao desenvolvimento local.
Fico feliz, em saber que a sua emigração, lhe tenha aberto outras perspectivas, porque nos seus primeiros comentários, parecia-me um pouco acomodado e relutante a mudanças, pelo menos de visual.
Fico triste, por o ver contente na sua readaptação, porque, pelos vistos, rapidamente se acomodou, característica que também não deixa de ser exemplar das nossas gentes e que remata a história, com um final, bem provável.
Um post, muito a propósito. Parabéns.

El Tonel disse...

O Futuro é um livro aberto... Não vale a pena sofrer por antecipação...

Este blog tem demonstrado que existe de facto "massa crítica" para uma reacção em cadeia...

Esta na altura de pormos mãos à obra em equipa (e não uns contra os outros).

Isto com jeito vai!!!

Anónimo disse...

Parabéns pela pertinência do seu post inaugural, asdrubal. O Jerico&Albardas já tocou nos pontos que levanta, limitando-me a sublinhar a falta de imóveis a preços razoáveis para que as pessoas se possam fixar na terra. Ainda que a questão do emprego seja um factor importante, a verdade é que a grande parte da nossa população, mesmo trabalhando perto, prefere viver em localidades daqui próximas em detrimento do Luso. A única explicação válida que vejo para tal é esta falta de mais habitações condignas para arrendamento e/ou compra. Ou será que estes filhos do Luso preferem um pretenso e falso 'status' de urbanidade? No Luso, apesar de tudo o que podemos criticar - e bem! - temos uma qualidade de vida invejável, mas parece que para alguns viver aqui e gostar de aqui viver roça o provincianismo...Tontos. Só quem ainda não viveu em grandes cidades por longos períodos é que não sabe a demência que viver no Luso nos evita. De qualquer modo, regularmente, também se cai no erro de não sair do nosso cantinho e não alargar os nossos horizontes (que tem como consequência o comodismo que o Jerico&Albardas referiu), o que me parece tão usual quão, igualmente, insano.

Anónimo disse...

Eu percebi, amigo Asdrubal...
Continue. Um abraço.

Anónimo disse...

Boas férias Venus e volte depressa!

Anónimo disse...

lol
Não sabia que era uma lista independente...Aliás, ainda ninguém sabe muito bem o que se passa este ano com as listas (nem os próprio partidos, parece-me).O El Tonel parece que já reservou umas tangas para ela, também (caro exorcista, queira ver o post sobre tangas).

O Grama-o-Fone disse...

Assim como não está igual ao que foi 30 anos atrás ... também não estará daqui a outros 30!

Chamem-me optimista ... mas acho que os "ixs" e a Terra não serão os mesmos! Daí que a malta tenha que deixar de falar e passar a laborar de acordo com aquilo que apregoa!