
Sendo a Avenida, o centro e o coração do Luso, porque é que há tão poucos postais que mostrem este espaço, em toda a sua dimensão?
Escolha a resposta certa:
A - Porque não se fazem postais turísticos de auto-estradas;
B - Porque não se fazem postais turísticos de parques de estacionamento;
C - Para não mostrar carros mal estacionados ou em contra-mão;
D - Para não mostrar a casa dos filmes ao abandono;
E - Porque alguns senhores, não querem sair dos seus lugares cativos, e não ficavam bem no postal;
F - Para não mostrar as barracas escondidas atrás dos sanitários;
G - Para não mostrar a passadeira que termina num degrau com mais de meio metro;
H - Para não mostrar a bola de garrafões, que ficava melhor num postal da entrada do engarrafamento;
I - Para que os excursionistas não guardem a única e má imagem que tiveram do Luso;
J - Porque não há vida na avenida e é difícil focar bem as pessoas a fugir dos carros;
L - Para não envergonhar o Emídio Navarro.
Se não encontrar aqui a resposta correcta, pode sugerir outras....
14 comentários:
M - Para não fazer publicidade a alguns estabelecimentos e outros não... (os proprietarios rivais iriam ficar coléricos)
N - Em equipa que ganha não se mexe e, como aquilo, desde que me conheço, há pelo menos 40 anos, não muda de aspecto, é para não divulgar as fortalezas e fraquezas do espaço.
O - Para não copiarem descaradamente para qualquer jardim citadino os "glamourosos" lagos e respectivos repuxos.
P - Para evitar o desgaste da imagem do Luso que já é demasiadamente e convenientemente divulgado.
Banzaaaaaaaaaaiiiiiiiiiiii!!
& - O vereador Ferraz não aprovou ainda um dito postal da Avenida da moda, devido à sua pose não ser a mais fotogénica.
£ - O enquadramento com a bola do Palace não ser o melhor.
Postais novos???
Mas a remeça de 1954 já acabou?
Ainda no outro dia tínhamos tantos …
estimado grama-o-fone
obrigado por me conceder um espaço, que me permite tirar o burro do curral, de vez em quando, para ele puder espernear um bocadito.
Ena pá!!!!
Não tarda nada temos de ir buscar letras ao abecedário russo ou chinês para enumerarmos tudo.
amigo asdrubal!
Actualmente, a avenida é dos carros!
Para a avenida ser de todos nós, deveria ter mais calçada e relva, que alcatrão, para que as pessoas usufruissem do espaço mais concorrido do Luso.
Se experimentar sair desta terrinha, vai ver que encontra vários espaços urbanos requalificados que valorizaram e muito essse locais.
Quer exemplos?
A Câmara de Cantanhede teve a coragem de tirar o estacionamento do centro e criar um espaço onde as pessoas possam permanecer, sem medo de serem atropeladas.
Vá à Praia da Tocha e veja como resolveram os quiosques...
Visite Mirandela.
Visite Mondim de Bastos.
Apanhe novos ares.
Na nossa avenida:
- Gostaría de ver espaços para os miudos brincarem, pularem e divertirem-se.
- Gostaria de ver as barracas, reconstruidas dignamente, a ocuparem um lugar no meio da avenida e não nas bordinhas;
- Gostaría de ver espaços próprios para os idosos puderem ler o seu jornal e comentar os problemas do Luso;
- Gostaría de ver um coreto alternativo, para não estarmos sempre a pedir com licença aos Srs. da SAL;
- Gostaría de ter um espaço reconvertível, para pudermos festejar o Espírito Santo, e outras festas, em melhores condições;
- Gostaría de ter um pequeno anfiteatro, para pequenos eventos;
Gostaría de ter jogos de água, luz e cor, para dinamizar este espaço...
Gostaría de ver equipamentos para desportos radicais. (rampas de skate, bicicleta...)
- Gostaría de ter uma avenida, que me orgulhasse de mostrar ao mundo.
Já dizia o poeta:
O homem sonha e a obra nasce.
amigo asdrubal, já não sonha?
Já agora...
Numa opinião muito pessoal, e como tal subjectiva, não considero uma escolha feliz, o que fizeram em frente ao Grande Hotel.
Não se adequa em nada à arquitectura do Hotel.
Talvez, no Bussaco...
Está a esquecer-se dos parques de estacionamento, ausência relativa tanto ao Luso como ao Buçaco. Para ter as criancinhas, a calçada pedestre (se bem entendi) e quejandos, tem, em primeiro lugar, de arranjar alternativas, de outra forma só se irá utilizar a "circular externa" do Luso. As ideias para serem boas têm de ser, antes de mais, exequíveis. E, confesso-lhe, não estou a ver grandes alternativas, no momento. Se solucionar este problema, prepare-se para enfrentar outros: não estou a ver determinados moradores da avenida (efectivos ou não) a deixar a coisa passar com serenidade. È claro que tudo é solucionável e longe de mim achar a ideia pateta, mas, como lhe digo, as boas ideias têm de ser executáveis, de outro modo…não passam de boas ideias e arbitragem de bancada.
estimada Lua de mel.
Esse era um assunto, que gostaria de desenvolver noutra altura.
Mas posso adiantar, que em meu entender, a solução passa pela execução do plano de pormenor, previsto para o vale, atrás da turiluso, incluíndo turiluso, onde aliás seria possível a construção de pisos subterrâneos, para albergar todos os veículos da avenida, com a vantagem de não se verem. E isto, bem no centro do Luso.
Mas também já ouvi uns zun-zuns, que esse plano de pormenor, será afinal para arranjar o vale, junto à antiga padaria do Pedrosa.
Vá-se lá entender porquê.
Vamos estar ATENTOS.
Obrigada pela participação
Não conheço o plano de pormenor em pormenor, mas parece-me que a ideia de aproveitar a zona da turiluso é melhor que a outra alternativa, por razões óbvias de acesso ao centro. Já agora, o vale ao pé da antiga padaria do Sr.Pedrosa não era para um espaço verde de lazer?
Medo... muito medo do que irão fazer na área do vale da padaria... mais apartamentos??... espero que não. Desçam é os preços exorbitantes que pedem por uma casa (a cair de podre) no Luso e requalifiquem o centro desta vila.... mas com gosto arquitectonico... que é feito dos incentivos para a reabilitação de núcleos urbanos??
Já agora, ainda devem lembrar-se da sessão de esclarecimentos no casino sobre as intenções da SAL para o Luso...
e certamente estarão lembrados que foi dito que para a área do actual engarrafamento, previam a construção de um SPA de luxo (by Dr. Barreiros Cardoso).
Ora bem, se entretanto a SAL foi vendida e o dito Dr. já lá não está, será que não era tempo de nós, habitantes do Luso, pedirmos explicações sobre tais matérias, antes que alguém meta à CMM um projecto qualquer que é aprovado por força da força da SAL junta desta edilidade e depois já será tarde de mais para sermos informados e alterar o ruma das coisas??
Como é que podemos fazer isto... Vamos à JFL para ver o que nos dizem??
Mas olhem que terems de fazer alguma coisa... não tou a ver a SAL a investir num SPA (aliás... nunca acreditei - como não acredito - nisso). Aqueles terrenos são demaisado valiosos para não serem aproveitados para loteamento e posterior construção estilo vidraça.
vá la´... ponham aqui ideias... temos de nos mexer AGORA.
Nagato!!
estimada Lua de Mel
Desculpe o atraso na resposta, mas estive a pôr os burrinhos na água.
vamos lá então.
O Plano Director, previa um plano de pormenor para o vale da turiluso e já lá vai uma década ou mais, desde que entrou em vigor e nada se fez entretanto.
O plano de urbanização do Luso, continuava e continua a prever um plano de pormenor para aquela zona, e já lá vai um lustro e nada se fez.
Ora, o meu jerico soube, não sei se por um jornal ou numa rádio local, dito pelo Mr. presidente, da CM, que finalmente ía avançar o plano de pormenor, para o vale da padaria, como já se definia nos planos aprovados,... o que é uma grande deturpação e uma grande tanga, porque nenhum plano previa essa situação.
É obvio, que se arranjarem o vale da padaria, óptimo.
Mas será que é o mais urgente e necessário para o Luso?
Em relação a encontrar todas as soluções, não me peça para as descobrir sózinho... E este blog, pode funcionar, para todos participarem e darem as suas sugestões, mesmo que nem todos queiram puxar a carrroça para o mesmo lado...
...mas em democracia são válidas todas as opiniões, que devem ser respeitadas.(fazemos as pazes amigo asdrubal?)
cordialmente
Grata, mais uma vez, pela explicação...não fazia ideia...
caro asdrubal.
isso é que é conversa..
Vou já pôr os arreios no burrico e ver se há por lá algum milhito que se veja, para fomentar o meu negócio.
bem haja, pela dica.
Enviar um comentário