quarta-feira, agosto 03, 2005

LUSO E A CABALA ...



LUSO E A CABALA …

Caros amigos,

O problema da nossa Terra não ficará resolvido simplesmente com uma alternativa de poder na JFL, aquilo que necessitamos é que quer seja o actual directivo a manter-se no cargo, quer seja um novo a chegar …se assista a uma “volta de 180º” na orientação dos destinos de Luso.

Porque afinal o que é que somos?

Já por uma vez referi aqui no nosso espaço, o espanto que sinto quando hoje em dia ouço por aí as pessoas a dizer: “que a água não vai fazer nada por nós”, “as Termas já eram” … blá …blá … blá.

O que é que fez do Luso aquilo que hoje é?

A liderança da terra nunca deverá esquecer que o futuro do Luso passará sempre pelas Termas (água) e pela hotelaria e turismo, pois é essa a nossa essência!

Agora perguntamos … o que sem feito nesse sentido ao nível dos organismos responsáveis? Vulgo JFL / JTLB … Na minha modesta opinião … muito pouco! Para não dizer outra coisa!

Claro que também não poderemos exigir a algumas pessoas responsáveis o “know-how”/visão e a capacidade de planificar e executar um plano estratégico de acção turística para a terra. (Até porque as suas profissões e formação não passam pelo turismo)
Mas não acham que já é tempo de se fazer alguma coisa a sério (quase me apetece dizer “profissionalizar”), porque aquilo a que temos assistido (embora tenha melhorado substancialmente nos últimos tempos) tem sido uma sucessão de cargos políticos que na prática pouco ou nada têm feito pela promoção turística da nossa terra … é que só ir à BTL não chega … há muito mais a fazer!!!

Já existem algumas autarquias/ zonas turísticas do país, que por falta de mão-de-obra especializada, recorrem a empresas consultoras para a elaboração e implementação de planos de “marketing” estratégico.

Esperemos que por aqui haja também a humildade de aprender com quem sabe…

17 comentários:

Anónimo disse...

caríssimo grama-o-fone.

Está a esquecer-se do principal responsável, pelo fomento e dinamização do Luso e concelho.

A Câmara Municipal da Mealhada!!!,
na pessoa do seu presidente e respectivos bobys e tarecos.

Xôooo, burro... paraste? As palas não te deixam ver ou precisas de andar a toque de caixa? Andex, andex...que temos muito caminho pra percorrer.

jibita disse...

O Dr. Pedrosa tem feito por isso........onde?......o que?......tá tudo surdo.

Chiba(te) Jibita

Pearl-Harbor disse...

Caro "Grama"... parece que andamos algo desviados do objectivo central deste lugar e quer recolocar a discussão nesta base não é? então que seja...
Mas, ou muito me engano, ou ainda não vi aqui ninguém dizer que o futuro do Luso não passa pelas Termas... pelo contrário, já em comentários anteriores defendi o contrário precisamente... deixe-me reforçar, no entanto, a minha plena convicção que, quanto à Água do Luso, o mais que poderemos continuar a beneficiar é da sua venda e promoção - dessa forma - do nome da terra - porque outra, como diz e muito bem, não se vislumbra. É minha convicção também que os actuais responsáveis das Termas do Luso não estarão interessados em alterar e melhorar e inovar as instalações e os serviços que prestam. Então não é muito melhor deixar correr o rio livremente do que andar a mexer-lhe e ficar molhado??... o pior é se fazem transvases para outras bacias hidrográficas....
Já quanto à profissionalização das JTBL e JFL... estamos a falar, claramente de questões políticas que, como imagino que compreenda e saiba, tem o peso partidário por trás que manda mais do que às vezes quem lá está... e desvia a água para moínhos diferentes... veja lá o que aconteceu com o Dr. Campos e Cunha... ou com o recente caso das alterções na direcção da CGD... a nível local os imbróglios politico-partidários mantêm-se... apenas as dimensões da coisa não são de relevo nacional... mas sim local e regional.
No meio disto, importa realçar que em algumas, poucas, situações as instituições locais não fazem mais porque estão de pés e mãos atadas.
No caso da JTBL, creio que é público que a maioria das verbas que recebem, vai para pagamento de funcionários (não sei se mantém mas até há não muito tempo era assim)quando deveriam ser para a promoção local... se as ruas têm que ser limpas e os jardins regados, então que dêem mais recursos à junta de Freguesia e esta asseguraria esse serviço... ou a própria câmara de forma directa... não a coberto de uma Junta de Turismo que deveria ter outras preocupações.
Na Mealhada anda lá um jardineiro do Luso nas rotundas e áreas ajardinadas... e como é que fazem na vacariça? e na Pampilhosa? e em Casal Comba ou na Antes, Canedo, Ventosa?? Creio que nenhuma destas povoações tem uma Juntad e Turismo para fazer esses serviços...
Ponham mas é as pessoas a trabalhar no que devem
!!

E deixe que lhe diga... não há falta de mão de obra especializada no concelho para proceder às modificações... nem falta de pessoas com visão... apenas estas vão tendo dificuldade em chegar aos centros de decisão... a menos que surja mais uma ADELB.

O Grama-o-Fone disse...

Caro Jerico,

Quando refiro JFL/JTLB implico obviamente a CMM!

Obrigado,

O Grama-o-Fone disse...

Caro Jibita,

Não me referia ao Dr. Pedrosa, que por muita boa vontade que possa ter não se encontra vocacionado para o cargo!

Referia-me ao Sr. Aguiar que tem feito mais que os seus ultimos predecessores!

O Grama-o-Fone disse...

Caro Pearl,

Não me venha dizer qual é o objectivo central deste lugar ...

Este lugar existe para as pessoas expressarem as suas ideias e convicções de forma livre! Ou existe por aí algum “cânon de conteúdos” que eu desconheça?

Relativamente à política não me tente chamar ingénuo … pois meu amigo, eu sei bem como as coisas se “fazem” … Agora não tenho dúvidas de que podemos fazer melhor!

O que queria dizer é que se não temos conhecimentos/influência para chegar aos centros de decisão, existe quem possa fazer isso por nós!

Outsorcing!!!

Anónimo disse...

E tanto quanto sei, trabalha por exclusivo amor à camisola (a nossa terrinha), sem ganhar um chavo, nem para a gasolina.

O meu jerico também não ganha, mas para ele acartar os fardos ao menos vou-lhe dando palhinha.

QUIETO! Não tou a falar pra ti , burrico... que já comeste!!...

Anónimo disse...

Refiro-me ao sr "a conduzir", claro.

Anónimo disse...

...que poderia servir de exemplo aos srs reformados, com lugar cativo,...

Óooo jumento, pára de dar coices, Apre!!!!

Pearl-Harbor disse...

Amigo "Grama"... não pense que estou em desacordo consigo ou que tento ensinar alguma coisa a alguém... muito menos tomar por ingénuas pessoas que não identifico... talvez tenha interpretado as minhas palavras com outro sentido...
Estou de acordo com a generalidade do que é dito no post... que quando não se sabe não se mexe... Agora, o que refiro quanto ao outsorsing, é que há no Luso pessoas com capacidade para tal, seja, no entanto, sempre favorável á velha máxima de que "várias cabeças são melhores que apenas uma"... com a devida triagem dos elementos importantes...
Para terminar deixe-me dizer que o que quiz dizer com... "parece que andamos algo desviados do objectivo central deste lugar e quer recolocar a discussão nesta base não é? então que seja...".... não tem nada a ver com qualquer "cânon de conteúdos"... apenas e só... tentar que todos participem ao máximo neste debate.

Espero que continuemos, sempre melhor, em prol do Luso.

Cumprimentos

Arigato

jibita disse...

Caro grama-o-fone,

afinal não é surdo, e nem cegueta.

El Tonel disse...

Ganda Aguiar!!!

(Aplausos)

Até me correm as lágrimas quando vejo os "nacitas" agora! Sempre a correr, Sempre a correr. 'da-se! Qualquer dia vão tirar um curso de Vudoo em 10 lições para verem se se safam.

Podia ser feito mais, pois podia! Mas então venham de lá essas ideias que o Raul trata de as por a mexer. (se puder)

Já agora, quando se fala de competências: Parece que o homem "só" trabalhou toda a vida em hotelaria - Não acham que chega como curriculum para a JTLB?

O Grama-o-Fone disse...

Caros amigos,

Eu acredito no grande Raul ... mas se ele precisar do meu parco contributo/ajuda, irei avançar não só por ser amigo, mas também pelo amor à Terra!

E essa sim ... está necessitada!!!

Anónimo disse...

A verdade é que temos os políticos e governantes que merecemos. Mais do que a incompetência dos dirigentes, preocupa-me a inércia, falta de participação cívica e o não exercício da cidadania (desculpem o chavão, mas assim todos entendem o que quero dizer). Este blog tenta remar contra esse marasmo e - perdoem-me a expressão - tacanhez. Sabemos que a educação das pessoas (neste sentido de direitos e deveres adquiridos e participação política) passa também pelos governantes, que, não raras vezes, preferem um povo iletrado, envergonhado e cansado a um povo participativo.
Não me lembro de sessões de esclarecimento público, não me lembro de ver divulgação sobre reuniões e/ou debates em que todos possamos participar...Os políticos refugiam-se na ideia de que as pessoas - sobretudo os jovens - não querem saber de política, legitimando-se a si próprios no pouco que fazem.
A política tem como conceito aglutinador o poder e, por isso, só com jogo e medição de forças - leia-se poder - é que as coisas avançam. Assim, preocupa-me que a maioria das pessoas não participe mais, não faça uso da democracia, não exija mais nos lugares certos e não “à boca pequena”. Uma questão de educação que não passa por ter ou não "canudos". Ensinar as pessoas a tomarem a sua palavra, sem medo e embaraços, penso ser o começo. Lamento, assim, que apenas aqui, neste espaço, se tente fazer isso, pois sabemos que o acesso à internet é para uma pequena elite. Lembrando-me que todas as revoluções são feitas a partir das elites, apraz-me saber que o mentor deste projecto, Grama-o-fone, se encontre disponível para dar o passo em frente.

Pearl-Harbor disse...

Na verdade Turismo tem muito mais coisas que se lhe diga que apenas hotelaria. Tem sobretudo a ver com desenvolvimento (local, regional e nacional) onde se inclui, claramente, a hotelaria.
Na verdade o "Mr. Driver", pessoa que admiro pela combatividade e disponibilidade, teve uma vida inteira de hotelaria e terá visto várias (talvez muitas) realidades distintas da nossa... mas o Luso precisa de muito mais. Precisa de uma remodelação profunda estética e qualitativa.... desde a mudança, por exemplo, da iluminação (que sei que está a ser tratada, em alguns sitios) até aspectos mais complexos como a criação de uma associação de comerciantes e hoteleiros do Luso... com a aplicação de políticas concertadas e equilibradas, com um objectivo comum... o bem desta terra. Não sei se os proprietários alguma vez pensaram no assunto (e se calhar a maior parte nem para aí estará virada) mas, quanto a mim, sempre pensei que este é o caminho para desenvolver uma terra e não apenas algumas coisas da terra.
Vem no mais recente Jornal da Mealhada a noticia que a JTBL promove passeios pedestres no Bussaco com uma jovem da terra. Iniciativa louvável e necessária... mas como é que foi divulgada? a nível nacional... como é que as pessoas podem aperceber-se de mudanças na nossa terra? Claro que é um serviço que constitui uma mais valia importante para quem ja se desloca ali... mas acho que deveria ir mais além... procurar que as pessoas ali venham e não estar á espera delas.

Entendo que o Turismo do Luso tem que ter em conta todas as potencialidades existentes (que são muitas), forçando a sustentabilidade e a integração de vários sectores, estimulando o aparecimento de mais oferta de actividades e eventos e, sobretudo, procurando que, cada vez menos as pessoas do Luso, digam durante o Verão... SOU DO LUSO... e, no Inverno... sou do luso!!

Saratoga

Anónimo disse...

Grande iniciativa essa da jovem guia; mas há uns anos, eu e um grupo de colegas tentámos o mesmo e a resposta da senhora responsável na recepção do turismo foi de tal forma desmotivante que metemos o rabito entre as pernas...Ainda bem que a ideia, cerca de 10 anos depois, andou com alguém...

Anónimo disse...

Ó Jerico, tenho andado a moer, a moer,...a remoer... o que é que achas que o nosso amigo Pearl Harbor queria dizer, com aquilo de ser preciso mais uma ADELB?
....
Será porque a que existe não consegue tomar conta do recado?
...
Ora, deixa pra lá, vamos mas é moer mais um milhito...