domingo, agosto 28, 2005

VILA FANTASMA!!

O cenário que vou descrever, com certeza que não acontece todos os dias mas é algo que pode perfeitamente acontecer na nossa Vila!!
Ora então, aí venho eu, Turista, de visita ao Luso com a minha Maria e o puto!! Saí da IP3 e, um pouco surpreendido com tanta curva em apenas 13 kilómetros, lá chegamos a esta Terra!!
Entramos pela Avenida ou pela Pensão "Contente", tanto faz!! Passamos o centro do Luso (ainda tentámos parar o carro mas isto em Agosto está - ainda! - cheio de carros!)!
Obviamente, fomos obrigados a subir, passando Turiluso e Barricas Bar!! Nisto, disse eu para a Maria: "bem, isto até parece engraçado (e com tanto carro deve ter montes de movimento!)! Acho que é melhor procurar onde ficar!!"
- Maria - "Acho óptimo, Asdrubal!! Olha, olha! Pensão Lusa!! Pára aí, que ficamos já por aqui mesmo!!"
Parei o carro, saímos e fomos ao estabelecimento! "È pá! Isto parece estar fechado! É estranho, tem um letreiro enorme e não diz que está fechado! Mas caramba: está mesmo fechado!!"
Nisto, a Maria: "Asdrubal, não stresses!! Está ali outra Pensão! Olha lá: Residencial Avenida!! Bora lá!!"
- Asdrubal - "É pá, também parece estar fechado!! É estranho, tem um letreiro perfeitamente visível e não diz em lado nenhum que está fechado mas, "puta" de sorte, está mesmo fechado!!"
- Maria - "Olha olha! Aquilo ali parece um Hotel! E é mesmo, olha lá! Hotel Serra! Bora lá!!"
- Asdrubal - "Mas?!!! Raios partam esta cena!! É incrível! Também tem um letreiro enorme, não diz em lado nenhum que está fechado mas, pronto, está tão fechado como os outros!! Três vezes é de mais, não?!!!"
Voltámos para o carro, olhámos para o mapa e vimos que Mortágua ficava perto! Seguimos o nosso destino e abandonámos uma Vila que nos pareceu claramente fantasma!!
Logo na primeira curva, vira-se a Maria: "Olha, olha! Ali diz INATEL!! De certeza que têm quartos!!
Disse-lhe: "Estás parvinha ou quê? Isto por aqui já fechou tudo, de certeza!! Bora lá para Mortágua!!"



P. S. - É claro que sei que também não ia ter onde ficar em Mortágua!! Mas os turistas não sabem, pois não?!!


6 comentários:

Anónimo disse...

De facto essa zona do largo melo pimenta, ou outeiro do bodo, está uma desgraça devido aos edifícios devolutos que lá habitam. Se em relação à pensaão lusa e à avenida seja difícil resolver a questão (ainda que seria suposto a informação que fala), uma vez que se tratam de famílias cujos herdeiros parecem não ter entendimento (ou simplesmente não encontram comprador, não sei); já em relação ao antigo hotel serra as explicações devem ser pedidas ao INATEL, já que é o "novo" dono do edifício e não só está abandonado como aberto permitindo a pernoita e o esconderijo de certos jovens do Luso. É um largo que precisa de uma requalificação urgente (mesmo dos que lá habitam)uma vez que é a saída principal do Luso, que só está mais composto desde a construção das novas habitações (embora preferisse aquela estrada com árvores, mas isso é outra questão) e à manutenção do Jardim da Estrela, que continua a ser um local aprazível para os nossos velhotes e os turistas descansarem.
De qualquer modo, e sublinhando, dos edifícios que referiu a situação do hotel serra parece-me ser o problema mais urgente a resolver, já que o dono é o Estado, através do INATEL (mas com os apertos de cinto e cortes orçamentais é natural que fique assim durante mais uns anitos). Além disso, seja qual for a requalificação destes edifícios tenho quase a certeza que mudarão de função para se tornarem blocos de apartamentos (excepto, talvez o hotel serra; talvez um anexo do Inatel?), o que, embora me fira a nostalgia e seja sintoma da nossa crise turística, parece ser útil para o Luso, já que escasseiam habitações para quem se quer fixar e viver no Luso.

Pearl-Harbor disse...

Caro zangão, desculpe a pretensão mas gostaria de completar a sua ideia e reforçá-la com o meu ponto de vista... posso...

Obrigado..

É verdade que já lá vai o tempo das vacas gordas... mas daquelas que caiam do céu sem que a generalidade das pessoas algo fizesse para tomar conta da sua terra...
Se reparar-mos bem, a maioria dos grandes investimentos que já fizeram da nossa terra a glória de outras Eras, foram realizados por investidores externos... que agora, naturalmente, com o declínio do termalismo (aquele tificado pelo tratamento da terceira idade, bem entendido, porque outro emerge semq ue nos estejamos a adaptar... mas isso é outro post), se voltaram para outros mercados e outros investimentos.
Com tudo isto, caro zangão, quero apenas dizer que o tempo das vacas gordas pode voltar... reparem bem na quantidade de pessoas que vem ao Luso no fim-de-semana... se tivermos apenas cafés e bairros da lata para elas frequentarem, é natural que não deixem dinheiro em mais lado nenhum.
Portanto, as pessoas que façam pela terra, tornem o Luso motivo de visita durante o ano inteiro, façam actividades e tornem-no atractivo, invistam onde há oportunidades, identifiquem-nas e arrisquem... porque uma das coisas que caracteriza os investimentos é o risco inerente... e isto já aprendi eu nos meus tempos de aluno de "económicas" da Brotero...

Anónimo disse...

Concordo com tudo o que disseram, mas só queria fazer um comentário ao primeiro (com o segundo concordo em pleno) comentário do exorcista: a viabilidade das pensões e hotel que falamos prende-se com a crise do turismo, mais do que por uma procura mais exigente dos turistas. Se assim não fosse, tenho a certeza que alguém compraria e continuava com esse serviço. Para reforçar esta ideia, temos uma pensão cá no Luso que foi, há relativamente pouco tempo, toda remodelada, seguindo todos os critérios a nível de infra-estruturas e que me parece não estar a ter o retorno esperado.
Quanto à possível implosão do Hotel Serra, não me parece má ideia - boa ou má, aquilo tem dono e por isso têm liberdade de dar o uso que lhe surja como melhor (com critério, claro) - mas não pelo argumento que apresentou,. se assim fosse, teria de se opor à construção nos terrenos que eram anexos a esta (e volto a repetir, preferia como estava antes e que se tivesse feito outra coisa desse espaço verde, mas não vale a pena chorar pelo leite derramado).

Anónimo disse...

Caro exorcista, como deve ter reparado, enganei-me na cronologia dos seus comentários...fica de qualquer forma, a ideia.

El Tonel disse...

E se... ao invés de falarmos das que já fecharam.... falássemos das que correm o risco de fechar????

Pearl-Harbor disse...

Él Tonel... bote a boca no trombone, caro amigo...

É que eu também quero saber...

Cumprimentos