sexta-feira, agosto 26, 2005

AINDA O MURAL


Este mural é uma coisa que ainda não percebo. Não seria mais fácil (e barato) forrar o muro a pedra? Será que se inspiraram nos embrechados do Convento do Buçaco (decoração resultante da combinação de várias pedras de diferentes tonalidades, quartzo branco e jorra industrial negra, associada aos espaços carmelitas)?
Ou terá sido no arquitecto espanhol Gaudi, no seu fantástico Parque Guell? É que esse pelo menos aproveitou os desperdícios das fábricas de cerâmica de Barcelona para fazer este parque, não comprava metros quadrados de azulejos para partir, e mais não há dinheiro…
Por falar em Gaudi, parece que já se encontra agendada a inauguração oficial deste mural! Citando um dos responsáveis “se a obra continuar com este ritmo é provável que consigamos inserir esta inauguração nas comemorações do bicentenário da morte do benemérito Eng. Emidio Navarro”.

Parece que o artista lusense encarregue desta obra se encontra disponível para dar formação aos interessados em continuar a sua obra.

Caro Zangão, só para que conste, esta é uma foto de autor. Para quem não conhece, o que acho difícil, este embrechado encontra-se à direita da entrada do Convento do Buçaco.

6 comentários:

Anónimo disse...

Gostei! Mas como já dei a minha opinião acerca do mural, num post anterior, não tenho muito mais a acrescentar.(Mas deve ter notícias do Jerico&Albardas, eheheheh)

Anónimo disse...

Outro muro: o pontão...

Anónimo disse...

eheheheheheheh

Anónimo disse...

Caro Zangão,
aproveito a referência à sua pessoa neste post, para lhe pedir desculpa se o meu tom surgiu como ofensivo num post anterior; acredite que não foi esse "o clima".
Tem toda a razão em relação ao bom-senso que poderíamos ter (mais que a questão da ilegalidade, que isso me parece ser uma luta inglória) na postagem das fotos. Penso que o tentaremos fazer em posts futuros (o Gutenberg já alinhou).
Não faço ideia como se pode proteger de plágio ao colocar as suas fotos na net, mas, por outro lado, ao torná-las públicas como sendo suas parece-me ter algum nível de protecção (numa pesquisa rápida pela net, verá que existem muitas galerias de fotógrafos amadores). Descubra depressa como fazer, pois muito me agradaria ver por aqui fotografias de um amante desta arte que seja do Luso.

Anónimo disse...

Quem me mandou a mim falar em mu(o)rais!!! Mas lá vão meia dúzias de frases para o ar:

1- As obras de que resulte um produto final, melhor que o original - óptimo.
2- As entradas do Luso, merecem uma intervenção profunda, que não se resolvem com operações de "maquilhagem".
3- O que não falta no Luso, são muros. São tantos, que até chegam a estorvar.
4- A tipificação de dois ou três modelos de muros, de linhas simples, permitiria embelezar o Luso, como uma quinta global, em detrimento de um Luso de quintais, que temos actualmente. O que também obriga à sensibilização dos particulares.
5-Parece não haver qualquer estratégia, que defina prioridades, relativamente ao que é mais ou menos importante para o Luso, onde a Junta praticamente se limita a gerir o dia-a-dia. (posso estar a ser injusto)
5- Não creio que a dita obra se arraste "ad eternum". Bastante visível, esta é daquelas que tem que se concluir antes das eleições. Mais uma vez, posso estar a ser injusto e isto ser UM MERO coincidir de datas.
6- Também importa dizer, que quem está no poder e tem os trunfos na mão, é tolo, se não escolher a altura certa para apostar. Porque as freguesias também não têm muitos trunfos. (esta foi pra equilibrar)
E fico por aqui, para não ter de fazer mais post's, sobre mu(o)rais.

Anónimo disse...

Fez um bom resumo das conclusões a que chegámos anteriormente; assino por baixo.lol